Você sabe o que é accountability e suas modalidades vertical, horizontal e societal?

ISSN 2526-1681

Você sabe o que é accountability e suas modalidades vertical, horizontal e societal?

Questão muito cobrada em concursos jurídicos, a accountability, teoria trabalhada por Guillermo O’Donnell, renomado politólogo argentino, consiste em um conjunto de mecanismos e de procedimentos que induzem os dirigentes governamentais a prestar contas dos resultados de suas ações à sociedade, garantindo-se, dessa forma, maior nível de transparência e exposição das políticas públicas.

A accountability tem três dimensões: vertical, horizontal e societal, a depender da natureza e da hierarquia do controle exercido:

  1. Accountability vertical: se dá entre a população e o Estado, referindo-se ao controle que aquela exerce sobre os agentes públicos e os governos e é relacionada à capacidade da população de votar e de se manifestar de forma livre, tendo como exemplo o voto e a ação popular;
  2. Accountability horizontal: se dá entre entes ou órgãos estatais, ocorrendo quando um poder, órgão, agência reguladora, etc., fiscaliza o outro;
  3. Accountability societal: se dá entre a sociedade civil organizada e entes ou órgãos estatais, em que aquela, muitas vezes representada por ONG’s, sindicatos, associações, etc., fiscaliza os agentes públicos e o os governos, exercendo “pressão” legítima sobre a Administração Pública.