Guia de uso do site para colaboradores

Guia de uso do site para colaboradores

Este é um guia prático com dicas para os novos autores do site INTRA LEGEM.

Antes de ler o guia, clique aqui para acessar uma página com nossas normas para publicação no site.


Login no site e configuração de dados cadastrais

Você acabou de ser cadastrado no site e deseja fazer login para publicar seus artigos? É simples, basta acessar a página de login clicando aqui, digitar seu nome de usuário ou endereço de email e senha e, por fim, clicar no botão “Fazer login”.

Feito o login, você ganhará acesso ao painel de administração do site. Através dele você poderá acessar os principais recursos do site, atualizar seus dados cadastrais e fazer a publicação de um artigo.

Acessando a página de perfil

Uma vez acessado o painel de administração do site, o primeiro passo a ser feito é alterar seus dados pessoais básicos, incluindo foto, autobiografia, links das redes sociais, etc.

Para tanto, clique no menu “Perfil” no canto esquerdo do painel de administração do site:

Então, você terá acesso à página de personalização do perfil:

Alterando sua foto pessoal

Agora, é hora de inserir uma foto pessoal para suas futuras publicações no site. Para tanto, role a página para baixo até encontrar a seção “Selecionar Avatar”. Clique no botão “Selecionar arquivo”, escolha uma imagem no seu computador através da caixa de diálogo que abrirá e clique no botão “ENVIAR IMAGEM”. Recomenda-se o envio de imagem em boa resolução, pois, quanto maior a qualidade da imagem, melhor ela aparecerá abaixo dos seus artigos.

Faça o recorte da sua imagem clicando sobre ela e segurando o ponteiro do mouse até desenhar um quadrado, e clique em “Recortar imagem” para prosseguir.

Pronto, agora sua imagem será exibida da forma que foi recortada logo abaixo de suas publicações no site INTRA LEGEM. Se quiser deletar sua foto e enviar outra, basta acessar novamente o menu “Perfil”, clicar em “DELETAR MEU AVATAR” e repetir o procedimento acima descrito.

Inserindo seus dados pessoais

Ainda na página de Perfil, role mais um pouco para baixo e insira seus dados pessoais. Tal como os próprios termos sugerem, no campo “Nome” você deverá inserir apenas seu primeiro nome; no campo “Sobrenome”, você deverá inserir apenas seu sobrenome; no campo “Apelido”, você deverá inserir seu nome e seu sobrenome completos. Na caixa “Exibir o nome publicamente como”, selecione a opção que espelhe seu nome e sobrenome completos.

Insira as demais informações solicitadas nos seus respectivos campos, tais como: endereço de site pessoal; link de conta no Google+; usuário no Twitter sem o “@”; URL do perfil do Facebook; informações bibliográficas (resumo de sua vida acadêmica e profissional), etc.

Você deverá, ainda, alterar sua senha se estiver usando uma senha padrão. Para tanto, desça a página até a seção “Gerenciamento de conta”, clique em “Gerar senha” e copie a senha gerada, ou, se quiser, substitua a senha gerada por uma de seu gosto, de preferência mesclando letras, números, símbolos e caracteres especiais, para fins de segurança. Se sua senha for tida com o”fraca” pelo sistema, você pode alterá-la por uma mais forte ou simplesmente mantê-la clicando na caixa “Confirmar o uso de uma senha fraca”. Não se esqueça de salvar as alterações clicando no botão “Atualizar perfil” ao fim da página.

Você também pode inserir alguns links personalizados, como endereço do site pessoal; endereço do seu currículo lattes no CNPq; endereço do seu perfil nos sites Jus Navigandi e Jusbrasil, etc.


Criando seu primeiro artigo

Acessando o painel de postagem

Criar artigos na plataforma do site INTRA LEGEM é bastante simples, sobretudo se você já estiver acostumado aos editores de texto mais comuns do mercado (Word, OpenOffice, etc).

Para criar seu artigo, passe o ponteiro do mouse sobre o menu “Posts’ no canto esquerdo do painel de administração e então clique na opção “Adicionar novo”.

Agora você terá acesso à página de postagem:

Conhecendo a barra de ferramentas

Nessa página, você poderá incluir o conteúdo do artigo que pretende postar no site. Como dito, se você já estiver acostumado aos principais editores de texto disponíveis no mercado, será muito fácil criar e editar seu conteúdo no painel do site INTRA LEGEM, pois as opções são intuitivas e autoexplicativas.

 O primeiro passo para começar a escrever seu post é habilitar a barra de ferramentas completa. Para tanto, aperte as teclas Shift + Alt + Z do seu teclado ou clique no botão abaixo:

Após efetuar o comando acima, sua barra de ferramentas se expandirá e ficará da seguinte forma:

Das opções acima, apenas algumas interessam aos articulistas do site, pois as demais serão reservadas aos administradores do portal INTRA LEGEM.

As opções da barra de ferramentas disponíveis para uso dos articulistas estão abaixo destacadas:

Abaixo, segue uma tabela com os botões da barra de ferramentas e suas respectivas funções:

 Negrito
Itálico
 Lista com marcadores
 Lista com números
 Aspas personalizadas
 Inserir link
 Remover link
 Expandir/contrair barra de ferramentas
 Ativar/desativar modo de escrita sem distrações
 Inserir linha horizontal
 Colar seleção como texto
 Limpar formação de seleção
 Inserir caracteres especiais
 Diminuir recuo
 Aumentar recuo
 Inserir/modificar tabela
 Desfazer última ação feita
Refazer última ação desfeita

O autor do artigo deverá incluir o título do seu texto em campo próprio e poderá incluir subtítulos, bastando, para tanto, clicar na opção e alterar os subtítulos conforme desejar, escolhendo entre as opções “Cabeçalho 2”, “Cabeçalho 3”, “Cabeçalho 4”, “Cabeçalho 5” e “Cabeçalho 6”. O autor não deverá escolher a opção “Cabeçalho 1”, sob pena de gerar confusão no código do site, uma vez que o “Cabeçalho 1” já corresponde ao próprio título escolhido para o artigo a ser postado. O autor também não deverá alterar o tamanho da fonte do texto, sob pena de se quebrar o padrão automático adotado no site.

Importando texto do Microsoft Word

Uma dica realmente importante para os articulistas é a de que podem importar seus textos escritos no Microsoft Word diretamente para a caixa de edição do portal INTRA LEGEM. Para tanto, basta selecionar o texto que desejam importar do Word (se quiser selecionar todo o texto do Word, aperte as teclas Ctrl + T), copiá-lo (Ctrl + C) e colá-lo (Ctrl + V) diretamente na caixa de edição de texto do site. Assim, serão importadas todos os elementos textuais e até mesmo complementares do documento do Word, como notas de rodapé, citações, etc.

Finalizando a edição do artigo e submetendo-o à revisão

Após a edição do texto, o autor poderá salvá-lo como rascunho, se nele pretender continuar trabalhando posteriormente (clique no botão ) , podendo também obter uma pré-visualização de seu artigo clicando no botão , ou, ainda, caso já tenha finalizado o texto, poderá submetê-lo à revisão, clicando no botão .

Funções e comandos vedados ao articulista

São vedados ao articulista do site executar quaisquer funções ou comandos não mencionados no presente guia explicativo, tais como:

  • Utilizar funções proibidas na caixa de ferramentas;
  • Inserir código incorporado ao artigo a ser publicado;
  • Inserir categorias ou tags na publicação;
  • Alterar informações de layout de página e de conteúdo.

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