Defensoria Pública é a instituição mais importante do país, segundo opinião popular

Defensoria Pública é a instituição mais importante do país, segundo opinião popular

Réu não pode presidir Câmara, Senado e STF, diz maioria do STF
Ministério Público de Minas Gerais publica nota de repúdio às emendas ao PL Anticorrupção
Procurador-geral da República diz que MP do Ensino Médio é inconstitucional

De acordo com pesquisa encomendada pelo Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, a Defensoria Pública é a instituição mais importante para os brasileiros e também a com o segundo maior percentual de confiança.

O estudo, realizado pela empresa GMR Inteligência & Pesquisa, revela que 92,4% dos entrevistados avaliaram a instituição como “muito importante” ou “importante”. O Ministério Público foi o segundo mais mencionado, atingindo 91,6% quanto aos mesmos critérios, seguido da Polícia (90,3%), das Forças Armadas (90,1%) e do Poder Judiciário (89,3%), dentre outras instituições, conforme o gráfico abaixo:

No levantamento feito no ano de 2014, a Defensoria Pública ocupava o segundo lugar entre as instituições mais importantes para os entrevistados. No ano de 2017, além do primeiro lugar na avaliação de importância geral, a Defensoria também foi apontada como a mais relevante na proteção de crianças e adolescentes (38,2%).

A pesquisa teve como objetivos específicos, dentre outros, identificar a percepção da imagem das instituições públicas em relação a conhecimento, confiança, importância e avaliação e, ainda, identificar instituições de referência para determinados problemas.


Conheça o Relatório da pesquisa de satisfação e imagem disponibilizado pelo CNMP.

COMENTÁRIOS